O que você está procurando?

6 vantagens do piso de madeira

O revestimento de madeira oferece diversos benefícios para os imóveis e para o meio-ambiente. Conheça 6 vantagens de adquiri-lo para sua casa ou empresa!

O piso de madeira é um verdadeiro investimento e oferece diversos benefícios para quem o escolhe, tanto estéticos quanto funcionais e sustentáveis. A seguir, vamos te contar 6 vantagens do piso de madeira para seu lar ou empresa. Confira! 

 

1 – Sustentabilidade  

 

Imagem de duas mãos segurando um punhado de terra com uma árvore no centro.

 

Em primeiro lugar, quando falamos sobre pisos de madeira, estamos falando sobre o material natural mais ecológico que existe, proveniente de uma fonte renovável, que são as florestas. Aqui na Indusparquet, utilizamos apenas madeiras de áreas de reflorestamento e manejo florestal, que permitem o melhor desenvolvimento das árvores remanescentes e garantem os recursos naturais para as gerações futuras. 

Em comparação com outros materiais, o piso de madeira também demanda menos energia para ser produzido e dura por muito mais tempo, podendo ser renovado com facilidade para diminuir o descarte. 

 

2 – Conforto térmico 

 

Imagem de um quarto com paredes azuis, uma cama arrumada em tons de branco e marrom, prateleiras com objetos, piso de madeira Cumaru e um tapete.

Assoalho Multistrato Cumaru Demolição por Camargo Penteado Arquitetura

 

Outro ponto extremamente vantajoso é que a madeira é um isolante térmico natural. Ou seja, ela mantém a temperatura dos ambientes equilibrada e agradável em todas as estações do ano. Dessa forma, nos dias frios, você poderá andar descalço sem se preocupar com o chão gelado. Já nos dias quentes, irá aproveitar uma casa naturalmente fresca. 

 

3 – Alta durabilidade

 

Imagem de uma casa com conceito aberto, apresentando piso de taco de madeira Cumaru. De um lado, há apenas uma espreguiçadeira, enquanto do outro, diversos móveis estão dispostos pelo espaço.

Taco Multistrato PP Cumaru por Olivio Gomes

 

Apesar de cada espécie de madeira ter seu próprio tempo de vida, de maneira geral, todas elas apresentam alta durabilidade. Além disso, os seus cuidados também influenciam nesse quesito: ao fazer a revitalização e manutenção do piso de madeira da maneira correta, você terá um piso novo, bonito e brilhante por muitos e muitos anos. 

 

4 – Fácil manutenção 

 

Imagem de uma mesa de madeira rodeada por cadeiras, com um vaso em cima e um lustre. Ao fundo, há um armário embaixo de uma escada, e na frente, um sofá, duas poltronas e um tapete. O ambiente é revestido pelo assoalho de madeira Cumaru.

Assoalho Cumaru Demolição por @nvarquitetura

 

E por falar em manutenção, aqui está outra vantagem: a manutenção e limpeza do piso de madeira são bem fáceis e simples de realizar. Para remover as sujeiras do dia a dia – como poeiras, folhas, fios de cabelo e pelos de animais – utilize uma vassoura com cerdas macias e, em seguida, passe um pano úmido apenas com água.  

Se precisar potencializar a faxina, utilize os produtos Skania, nossa linha de materiais de limpeza desenvolvida especialmente para pisos de madeira. Em nosso site, você encontra dois produtos excelentes: o primeiro é o Skania Super Limpador, que remove  marcas de sapatos, respingos e outras sujeiras. Já o Skania Soap é o detergente ideal para a limpeza de decks de madeira. 

Além de saber como limpar, também é importante ter conhecimento do que não fazer durante a manutenção: em hipótese alguma aplique ceras e outros tipos de autolustrantes no piso. Eles contribuem para o acúmulo de gorduras, bactérias e fungos que danificam o brilho e a saúde da madeira. Clique aqui e saiba mais sobre o mito da cera. 

 

5 – Redução de reações alérgicas 

 

Ambiente com piso de madeira Cumaru, apresentando um banco e dois quadros na parede. De um lado, há uma porta de madeira, enquanto do outro, uma escada revestida de madeira.

Cumaru Triply e Soleira Indusparquet por Flávia Maria Stecca

 

O piso de madeira também é uma ótima opção para pessoas alérgicas que não querem – nem devem – abrir mão da beleza na hora de decorar a casa. Isso porque a madeira possui um caráter hipoalergênico, ou seja, que reduz as chances de reação alérgica. 

Por ser fácil de limpar, o piso de madeira também diminui o acúmulo de poeiras, ácaros, pelos de animais de estimação e outros elementos que provocam quadros de alergia e rinite. Clique aqui e saiba mais sobre o tema! 

 

6 – Versatilidade 

 

Sala com um aparador de madeira com duas luminárias. Ao fundo, um sofás e poltronas com uma TV na parede, além de um lustre e outros objetos. O ambiente possui piso de taco tradicional.

Taco Tradicional por Sérgio Bertti e Rogério Menim – Foto: Claudio Fonseca

 

Por fim, um dos benefícios preferidos dos nossos clientes é que o piso madeira é bastante versátil, podendo ser combinado com variadas cores, texturas e materiais na hora de compor a decoração da casa ou empresa. 

Existem diversos modelos de piso para você utilizar. Na referência acima, por exemplo, o taco de madeira em paginação Escama de Peixe contribui para a sensação de amplitude do espaço. Além disso, a escolha das paredes cinzas e móveis e itens decorativos brancos cria um ambiente moderno e sofisticado, ao mesmo tempo em que oferece conforto por conta do piso de madeira e das plantas naturais. 

Indo na direção contrária, o projeto abaixo combina o piso multiestruturado com móveis e troncos de madeira para criar uma decoração rústica repleta de elementos naturais. Os detalhes em cobre também reforçam a estética, como é o caso da luminária e panelas ao fundo da cozinha. 

 

Espaço com piso de madeira, apresentando de um lado uma estrutura com uma bacia em cima, e do outro, um armário de madeira com outro objeto sobre ele. Ao fundo, há uma poltrona e um armário contendo diversos objetos.

Multiestruturado Lugano Affumicato por Anik Mourão

 

E se quiser mais uma inspiração, separamos uma ideia que insere a madeira escura dentro do estilo industrial. Para isso, opte por uma paleta com cores neutras e sóbrias, como o cinza e preto. A predominância de objetos de metal e aço inox também é essencial para reforçar esse estilo de decoração. 

 

Cozinha com piso de madeira Majestic Blue, apresentando uma bancada com a pia e objetos, cercada por cadeiras. Ao lado, há uma mesa com outros objetos, ambas iluminadas por lustres. Ao fundo, encontram-se a geladeira e a torre quente, ao lado de uma escada e uma estante.

Masterpiso Multiestruturado Majestic Golden Blue por Tufi Mousse – Foto: Lio Simas

 

Não faltam opções para todos os gostos e ambientes. Na Indusparquet, você encontra pisos de madeira em variados formatos, espécies, tonalidades, acabamentos e texturas, além de poder criar personalizações exclusivas para seu projeto. Confira todos os produtos em nosso site e entre em contato para tirar suas ideias do papel! 

__________________________ 

Aqui no blog da Indusparquet, você confere diversas dicas de decoração para tornar os ambientes residenciais e corporativos únicos e cheios de personalidade. Acesse e fique por dentro das nossas atualizações! 

 

Leia também: 

Madeira escura: como usar o contraste na decoração 

6 inspirações com a madeira em destaque 

Pisos para áreas externas e molhadas: confira sugestões de uso 

Compartilhe

Interessou?