O que você está procurando?

Arquiteta Patricia Martinez fala sobre as mudanças nos projetos de interiores pós-pandemia

Patricia foi uma das convidadas para participar da programação especial de lives do Grupo Indusparquet nesse período de quarentena

Como serão pensados os projetos de interiores no mundo pós-pandemia? Essa é a questão principal que inspirou a live com a arquiteta Patricia Martinez do escritório Patricia Martinez Arquitetura. Convidada para participar da programação especial de lives do Grupo Indusparquet nesse período de quarentena, a arquiteta falou um pouco de como tem repensado os espaços e as novas tendências que estão desenhando a arquitetura de interiores de residências e ambientes corporativos.

“Esse período que estamos vivendo vai servir de laboratório para montarmos um briefing de como devem ser esses espaços. Provocações como essa são importantes para saber para onde a gente está indo e qual o melhor caminho”, disse Patricia no início da live.

Para a arquiteta, hábitos de higiene, como a retirada dos sapatos antes de entrar em casa comum entre os orientais, estão mais presentes e devem ser preservados pós-pandemia. Assim, a sapateira surge como um item importante para organizar os sapatos na entrada de casa e evitar contaminação dos ambientes. A lavanderia compartilhada, comum em muitos condomínios, volta a entrar em pauta devido ao controle maior da higiene. Para ela, a lavanderia voltará para a casa.

Patricia também destacou a importância da casa responder para o conforto, especialmente a partir de agora tendo que acomodar diferentes espaços, como o de trabalho. Para esse, ela diz o que não pode faltar: boa iluminação, ventilação, uma cadeira confortável e Wi-Fi que funcione bem.

Ainda segundo ela, não existe um protocolo de casa confortável, cada pessoa terá as suas necessidades. “Eu, por exemplo, preciso de uma mesinha de café do meu lado para trabalhar. Se bem ajustados esses espaços, a rotina pode ser mais leve, ouso até a dizer, mais produtiva”, afirmou.

Com relação aos materiais ideais para esse novo momento, a arquiteta aposta naqueles de manutenção mais fácil, como o couro em substituição ao tecido, e a madeira, um elemento natural com textura agradável. “A madeira sempre entra nos meus projetos, em tons mais claros, como é o caso do carvalho. Adoro o cheiro e a textura da madeira. Enriquece um trabalho. A madeira é de fácil limpeza e o espaço ganha com esse apelo sensorial”.  Ainda com relação aos elementos naturais, a presença do verde, segundo ela, tem uma grande contribuição nos ambientes, tornando-o mais amigáveis.

Multistrato Carvalho Bianco Arquiteta Patricia Martinez – fotografo Fran Parente

Multistrato Carvalho Bianco – Arquiteta Patricia Martinez – fotografo Fran Parente

A arquiteta também chamou a atenção para a necessidade de um espaço de respiro dentro de casa, onde se possa relaxar. Mesmo quem mora em apartamento, pode encontrar um cantinho para criar o seu espaço de descompressão para ter um pouco de reclusão, privacidade e bem estar.

No que diz respeito às mudanças nos ambientes corporativos, Patricia afirmou que as empresas já estão se preparando para a nova realidade. Maior espaçamento entre as pessoas, portas automáticas, dispositivo de voz e cadeiras com estofados em couro já estão no radar de grandes companhias.

Multistrato Carvalho Bianco – Arquiteta Patricia Martinez – fotografo Fran Parente

Multistrato Carvalho Bianco – Arquiteta Patricia Martinez – fotografo Fran Parente

 

 

Compartilhe

Interessou?